segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Família Buscapé!


Quando resolvi ter uma família grande, não imaginava que viriam também os grandes problemas.
Os filhos foram chegando muito próximos uns dos outros, mas os pais cada dia mais babões. Nunca titubeamos ou nos arrependíamos de uma nova gravidez, mesmo que no susto. Vieram Renata, Fernanda, Rogério e Fábio num espaço de 6 anos. Ufa! Dona Iracema, minha amada mãe, só faltava me internar num hospital psiquiátrico. Fernanda estava com 4 mêses quando Rogério resolveu chegar. Consegui esconder a barriga até os 5. Era magrinha, e professora de educação física, o que me ajudava a manter a forma. Um dia ela descobre, e sem saber que alí estava sua alma gêmea, ( como foi mimado por ela! ) usa de sua falsa braveza para perguntar; está gravida de novo? Só consegui dizer ; sim. E, saí voando da sala.
Não tinha mais como esconder. É até estranho, uma mulher bem casada, apaixonada por crianças e tomando tal atitude.
Nasce um garoto lindo e enorme . Arcésio, que até então dizia que poderia ser outra mulher, cai de quatro. Meus pais não se cansavam de olhar aquele neto.
Cresce Rogério e providenciamos, um ano depois, um irmãozinho para ele. Vem a coisa mais fofa da mamãe, Fabio.
Já imaginaram quatro filhos com sarampo? coqueluche ? catapora? Fernanda era sempre a primeira a trazer esses males da infância para casa. Depois ........
O tempo foi passando e impedida de ter mais filhos biológicos, começo a pensar em um filho do coração.
Quando, já com os filhos adolescentes, Papai do Céu coloca no meu peito a caçulinha Fabiana. Pronto, cinco filhos e uma vida repleta de amor, preocupação, sustos, alegrias, perdas, lágrimas , enfim tudo que eu havia sonhado.
Brincava de pique esconde. Jogava queimada ( alguém se lembra?) até as 10 horas da noite, na rua, com a criançada da vizinhança.
E, quando a caixa d'agua soltava o excesso através de um cano, era a nossa cachoeira particular.
Aprendi a fazer e soltar pipa.
Era uma criança brincando com seus filhotes.
Como o tempo não para, foram crescendo e tomando seus rumos.
E eu, ficava com sindrome do berço vazio. Mantinha a casa sempre esperando que voltassem. Mas qual o que......
seus caminhos já estavam traçados.
Bem, pelo menos trataram de providenciar , muito cedo por sinal, a chegada dos netos.
Vem Luísa, a primeira de uma série de 15. Minha amada criança. Com Fabiana, disputava meu amor e e minha paciência.
Eu era uma avó mãe ou quem sabe uma mãe avó. Não sabia onde terminava uma e entrava a outra. Me perdi como educadora e agradeço a Deus a ajuda maravilhosa que me deu para conduzir sem errar muito.
Hoje, quando olho para trás, vejo que sou uma sobrevivente. Consegui formar essa família linda, enorme e muito amada.
Agora é só esperar Luísa me colocar nos braços um bisneto ou quem sabe uma coisa tão linda como ela.
Acho que terei que esperar um pouco mais pois não vejo nem fumacinha. Quem sabe depois dos setenta?
Bem, Luísa, Luís Guilherme, Vinícius, Isabela, Carol, Lucas e Gabriel, Ana Rita e Ana Cecília, Pedro, Tiago, Marina, Júlia , Isadora e agora Kauã me fizeram ser a avó mais boba do mundo. Como diz Fernanda, meio chata, porque não deixo quebrar meus bules e nem os pratos antigos. E, nem brincar de pique esconde dentro do casarão. Nem ligo para suas reenvindicações. Criança no interior, brinca na praça, na rua ou no jardim. O que está faltando são pais recreadores e criativos.
É, isto vai dar"pano pra manga" como se diz aqui em Minas, uai.
O meu amor cresce na medida que o tempo passa. Um dia continuarei cuidando dos meus amores de num outro plano, mas com sabedoria e sem errar tanto. .

19 comentários:

  1. Síndrome do berço vazio? Adorei!! Ainda bem que não sofro deste mal... ou será que tô enganado?

    ResponderExcluir
  2. Ainda me lembro do cano da caixa d'água e das casinhas de lençol no quintal. Tivemos uma infância incrível e eu carrego marcas físicas até hoje (cicatrizes adoráveis). Vc tem toda razão, D. Isa, quando diz que falta criatividade em nós, pais modernos. Trabalhamos tanto que esquecemos de cuidar de nossos filhos. Quando saímos de férias queremos descansar e dormir, esquecendo novamente de brincar com nossos filhos. Vc foi, e é, uma mãe fantástica. Não se preocupe em ser super-avó, vc já fez a sua parte. Cabe a nós cuidarmos da nossa prole e a vc contar a eles nossas histórias. Felizes são os filhos da Fabiana que vivem em uma colônia de férias, mas a Bibi podia brincar mais com eles, aproveitaria mais a vida e seria menos estressada.

    ResponderExcluir
  3. É Márcio, vc ainda vai sentir o aperto no peito causado pela "síndrome do berço vazio". Duvido que um paizão como vc vai passar em branco. Tudo certo que o netão já está chegando, mas......Bjs

    ResponderExcluir
  4. Se alguém falar que não sou recreadora em São Vicente vai apanhar! Cesinha que o diga!Quem faz peça de teatro? Quem leva pra pracinha, escolinha, cachoeira? Quem se arrisca no arvorismo e na cela de um cavalo bravo por causa das crianças? Quem é a tia mais legal? Podem perguntar pra todos eles? Só reivindico um espaço livre de bules, vasos e babeluques por que criança gosta de correr e avó pra mim tem que ser a mais legal do mundo. Sabendo que ela foi e é a melhor mãe do mundo, acho que pra conquistar esse espaço falta pouco. Um quintal com quadra de futebol, piscina, parquinho já basta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Só depois que eu ganhar, em Cabo Frio, meu quarto com cama de casal e ar condicionado. Pensando bem, quem sabe comprar o Hangarana? Lá tem uma bela piscina,uma quadra de futebol e um lindo parque infantil. Igual a casa de seus avós. Eu mereço!!!!!!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não precisa tanto...basta vender esse mausoléu e comprar uma casa mais simples, mas com um bom espaço externo. Criança não precisa de luxo, criança gosta mesmo é de bagunça, e convenhamos, bagunça na casa da vovó é bem melhor do que na casa da mamãe. Vou dar uma idéia: ao invés de fazer uma senhora festa de 70 anos e encher esses penetras de bebida e comida e deixar a conta corrente magrinha, magrinha, vc investe num espaço desses. Os filhos e netos vão achar melhor. Rsrsrsrs. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Fê,ainda bem que dona Iracema não está mais por aqui....ela era brava.....Bjs

    ResponderExcluir
  8. Pronto, vc me deu uma ótima idéia; vou passar esse casarão para Fabiana, (isto eu posso)e vou morar na casinha que acabei de comprar. Tem uma sala, um quarto, um banheiro e uma cozinha bem pequenininha. Minha vingança será malígna. Nem netos e nem filhos fazendo exigências. rsrsrsrsrs bjs
    Ops; qt aos 70, vai ser um festão.( vou usar todo o dindin guardado a sete chaves)Herança.... já era!

    ResponderExcluir
  9. Consigo convencer dona Iracema do céu mas não minha mãe que tá tão pertinho de mim.
    Fabiana já tem seu espaço. Aposto que se eu falasse hj pra vc que estaria fechando a loja e indo pra SVM, teria até banda de recepção na porta desse casarão.

    ResponderExcluir
  10. mãe, não dê ouvidos para Fê, ela só aparece aqui de vez em quando e pensa que pode. Faça o que quiser, do jeito que quiser. Como lhe disse: vc já fez a sua parte, é uma avó melhor do que a que tivemos e nós somos mães piores do que vc foi.

    ResponderExcluir
  11. Podes crer minha filha. Não precisa ser aqui, pode ser em Lavras, São João ou mesmo em Tiradentes. Se vc viesse para perto, teria colinho de mamãe todo finde. Ia até se encher de tanto carinho. Banda seria o mínimo. Faria até carreata com bandeiras e tudo que de direito. Topas? Bjs
    Qt a vc minha gata coroa, companheira de fato e de direito, obrigado por me defender desta fera. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Minha vida está sempre tão corrida que mal tenho tempo para ler o blog de vocês. Hoje me atualizei, li todas as histórias que ainda não tinha lido, do seu blog, do da minha mãe e da Fê. Vou aproveitar até escrever um comentário.

    Fê, não seja injusta com minha avó. Ok, ela tem um monte de defeitos, os netos não podem brincar dentro de casa, que tem que estar sempre impecável, mas certamente ela ama de mais todos eles. Tanto é que proporcionou uma casa numa cidadezinha do interior, de frente para a praça, na qual todos podem brincar, correr, pular e fazer toda a bagunça possível. Sempre reclamada da bagunça, mas fica com lágrimas nos olhos quando estamos indo embora. E sempre que pensar em criticar a sua mãe como avó, lembre da sua avó, e pense que sempre a coisa podia ser pior...

    Vó,
    Aproveita essa família maravilhosa que Deus lhe deu. Relaxa um pouco da arrumação e aproveita enquanto seus netos ainda são crianças enlouquecidas, loucas para brincar sem parar. Ontem fui no aniversário da Tia Key e a Vó Vera, olhando a mesa dos mais jovens, falou: cadê as crianças da minha família?!?!? Hoje aquelas crianças cresceram, e isso dá um vazio... Você vai morrer de saudades do tempo em que tudo que eles queriam era brincar de pique ao redor dos seus pratos e bules! Pensa que o prejuízo foi bem pequeno, considerando a família gigante que você formou!

    Mãe,
    Você sempre foi uma mãe maravilhosa e certamente será uma avó excepcional (ou, como diria o Fábio - ESPECIAL!!! ESPECIAL!!! ESPECIAL!!!). Mas se lembre que vez ou outra, tem que parar um pouquinho de cuidar de todo mundo, e se preocupar só com você. Um pitadinha de egoísmo às vezes faz um bem...

    No mais, agradeço imensamente a graça que Deus me deu de me colocar numa família tão cheia, barulhenta, às vezes briguenta, mas com amor de sobra para quem quiser chegar. Vocês três são minhas fontes de inspiração e cada uma tem sua participação na mulher que me transformei! Beijos a todas! Amo muito vocês!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Lu! Arrasou! Conseguiu arrancar lágrimas dos meus olhos.
    Obrigada por ser sua inspiração também. Confesso que poderia ser uma madrinha melhor, mais dedicada e menos dura, mas vc vai ser sempre minha menininha que desce da escada da creche Mary Poppins com um sorriso de deixar a gente mole. Momentos iguais à esse ficaram gravados pra sempre na minha mente. Love you Bjs. Fê.

    ResponderExcluir
  14. PÔ, eu estou tão carente e vem essa boneca e acaba comigo!Lu, vc tem razão, amo vcs demais da conta. O amor que eu e seu avô sentimos chegou até a nos sufocar. Gostaria de poder dizer sempre, sempre que amo vcs. Tenho sido meio chata como avó, mas podes cres, é chatisse de gente velha mesmo. Pena que Fê não percebe. Ela vai chegar, aos 70 e..... creia, vai ser mais chata que sua avó. hehehehe é praga mesmo!
    Bjs e obrigada pela defesa, minha advogada amada.

    ResponderExcluir
  15. Será que tem lugar para uma penetra nessa discussão familiar? Não poderia deixar de registrar o quanto a Tia Isa e o Tio Arcesinho foram e são importantes para mim. Além dos cinco filhos e da neta, ainda carregavam uma pirralha pra todo lado! Nunca me esquecerei dos passeios no Rio, nas cachoeiras, nas fazendas e nem das bolas de meia que a Tia Isa fazia pra gente jogar queimada, eram as melhores!!! Sei que às vezes deixamos o tempo passar sem expressar o quanto amamos as pessoas, vocês coloriram minha infância e fazem parte da minha vida, amo muito todos vocês!!! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Zelinha, você não é penetra, sempre fez parte dessa família. Amamos muito você também! E como sempre digo, minha casa está esperando você e sua família para matar as saudades dos passeios no Rio.

    ResponderExcluir
  17. Posso dar minha opinião? Qual é o assunto mesmo?? Vou ficar quietinho no meu canto senão sobra pra mim...

    ResponderExcluir
  18. Oba!!! Estou gostando...
    Sou apenas um rascunho da Luísa, a cópia perfeita!
    Sou privilegiada por ter os filhos, a mãe, enfim a família que Deus me deu.
    Entende agora D Isa, a razão de tanta comemoração?

    ResponderExcluir
  19. É filha, vc já nasceu comemorando a vida.
    Sou uma mulher privilegiada pois tenho uma família e agregados maravilhosos. Vc Zelinha,me emocionou com suas palavras. Amo tb vcs pirralhas,que ajudaram a fazer minha história de vida.
    Qt a vc,Fábio, Desce das nuvens.

    ResponderExcluir