sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Por que boneca?




Quando leio meu blog, fico me perguntando, por que deste título? Veio de uma maneira tão natural e tão  forte   que  quando vi já estava postado. Seguindo a sugestão de uma amiga, veio a segunda frase " a boneca que resistiu ao tempo".
Será?
Cada vez que abro minha página vem aquela dúvida, por que? Não seria melhor " uma avó apaixonada" ou " Fui da roça para o Rio"ou "Também sei cozinhar"? Quando se escolhe uma definição sobre sua própria pessoa é muito difícil.
Tem que cobrir todos os lances de uma vida e mostrar que você passou por eles.
Fui sim criada como uma boneca. Frágil como uma porcelana e sempre quietinha na "estante" para que os outros olhassem. Tentei mudar este triste quadro, mas vivendo rodeada de pessoas mais fortes, acabei aceitando este rótulo.
Morando no Rio de Janeiro, outra vez sou posta numa escola de bonecas e obrigada a seguir o caminho, não escolhido por mim. Já que não possso nadar contra a correnteza, me deixo levar........
O sonho de um casamento e uma casa cheia de filhos, entrava nos meus planos. Não conseguia mais ser aquela garota fútil e sempre arrumadinha. Volto para Caçapava e começo  andar descalça  nas ruas e com minhas roupas ciganas. Com os cabelos longos e soltos,  mais parecia uma figura saida de um filme tipo.... "Juventude transviada". Meus pais não entendiam minha rebeldia e minha maneira de chocar qualquer rapaz que de mim se aproximava.
A boneca estava se rebelando com a vida , a leitura do Pequeno Príncipe, os desfiles, e o porte sempre impecável  que era obrigada a exibir.
Conheço aquele que seria seu companheiro e pai de seus filhos. Qual o que, ele amava era aquela boneca que vivia dentro de mim.  E orgulhoso, entrava de mãos dadas comigo sempre me exibindo como um objeto comprado a preço de ouro.
A vida passa rápido e agora  com 5 filhos, 15 netos, vejo que no fundo ela não foi embora. Está entranhada na minha existência. Faz parte da minha história. Me pertuba ao ver as fotos. Me faz sonhar..
 Nas minha lembranças a boneca insiste em resistir ao tempo e agora está neste casarão aguardando um novo caminho.

6 comentários:

  1. Eu acho que o título do seu blog tem tudo a ver com a senhora. E olha que eu nunca soube de muitos detalhes da sua vida. Já o título do meu blog... sei lá... já me arrependi algumas vezes, mas não dá para voltar atrás, né?

    ResponderExcluir
  2. Assim como nós, as bonecas tbm envelhecem e são esquecidas. Lembro do filme Toy Story 2 onde o sonho da boneca abandonada era novamente ser adotada por uma nova criança e fugir de ser exposta como objeto de arte. Preferia ser jogada de um lado para o outro e se sentir usada e principalmente útil do que ficar dentro da caixa para sempre.
    Vc é a boneca que foi usada mas nunca descartada. É a boneca de porcelana que com o tempo foi amaciando e virou uma linda e maleável boneca de pano.
    Bjs. Fê.

    ResponderExcluir
  3. Sim meu amor, quero ser a boneca maleável nas mãos dos netos e dos bis que um dia verei. Já fiquei tempo demais na vitrine. Suas palavras me emocionaram. Te amo demais da conta. bjs

    ResponderExcluir
  4. difícil é ser filha da boneca e ver que também envelhecemos
    ai, ai....

    ResponderExcluir
  5. Não é não, minha coroa. Nunca cobrei nada de vocês meninas. Fui uma mãe moleca e apenas gostava de ver minhas bonecas sempre arrumadinhas, qd não estavam brincando. Dei liberdade vigiada e se vcs furaram o cerco, tiveram que responder por ele. Sempre estive por perto e com as mãos estendidas. Fabiana que o diga. Envelhecemos juntas e estamos nos curtindo muito, graças a Deus! Te amo bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog e do título que tenta traduzir um pouco da sua vida e verdade.
    Sei que muita coisa boa está por vir e que o seu casarão vai ser “pequeno” para abrigar todo o amor que você vem cultivando na sua família, amigos,que são sempre muito bem recebidos por essa boneca com um lindo coração cheio de carinho e amor.
    Obrigado pela linda tarde que passei ao seu lado e pelo delicioso café.
    Conte comigo sempre...um beijo grande,seu amigo e fã, André Guido.

    ResponderExcluir