segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Amanheci tão introspectiva!

            Não sei se por ter estado em Caçapava SP, terra que me acolheu em 1959, quando para lá foram meus pais ou por ter vivido lá grandes amores. São 50 anos (cinquenta) de um ciclo de vida que não acaba nunca. Saí de lá em 1976, já casada e com 4 filhos. Fomos para Brasília. 
            Depois, fixamos nossas raízes no Rio de Janeiro, mas eu ...continuei em Caçapava. Se não fisicamente, mas meu espírito permaneceu por lá. 
            Quando, já na Via Dutra, avisto a cidade, o coração dispara. Tudo é tão importante aos meus olhos. Não sinto esta sensação por nenhum lugar, aliás nunca pensei que isso fosse acontecer comigo. Sei que a maioria dos amigos já partiu para o plano superior ou saiu da cidade. Os poucos que encontro, fazem com que eu me sinta uma adolescente. São lembranças tão fortes e tão claras que chego a sentir o perfume do companheiro do baile. Escuto a música tocada no club e as saias rodadas roçando nas minhas pernas.
              Começam as perguntas; onde está fulano? morreu....Credo! tão moço. E a Ana, a Guida, a Fátima e tantas outras? Será que posso me encontar com elas? É, passou tanto tempo que olharão para mim, e no íntimo  pensarão, " não anotou a placa do caminhão?". O tempo passa tão rápido que a gente já nem se olha no espelho. E aquela boneca que era o centro das atenções, hoje é uma avó apaixonada pelos netos, mas tem um coração de menina. Quer fechar os olhos e trazer sua juventude para dentro do peito. Quer sentir arrepios ao ver o amado passar do outro lado da rua. Quer receber cartas apaixonadas e derramar lágrimas de saudades ao lê-las.
               Minhas irmãs do coração, Angelina, Rosa, Janete e Mariinha fazem de tudo para que eu encontre o elo perdido, mas o tempo é o senhor da razão!
              Você Isa, está no ano de 2010, caminhando para a incerteza de um 2012.
               Formou seu núcleo e tem que caminhar. Aquela menina meio cigana, meio mulher já viveu suas experiências e agora tem a dádiva dos sonhos. Feche os olhos e sonhe. Vá até onde seu espírito deseja ir. Deixe que ele a leve num breve encontro de alegrias, saudades e promessas ....Se solte. Dê asas a sua imaginação e seja feliz.

8 comentários:

  1. Que gata hein!! E eu que levo a fama de bonitona dos Villelas. Essa mulher não precisa mais sonhar pois nasceu linda, teve um marido apaixonado, filhos responsáveis e netos sadios. Mora num casarão que parece saído de revistas de decoração e ainda tem muita saúde pra desfrutar os prazeres da vida. A beleza é efêmera mas a sua é perpétua. bjs. Fê.

    ResponderExcluir
  2. Minha linda, como você é generosa! Sua mãe é a pessoa mais feliz deste mundo. Tem filhos e agregados maravilhosos. Netos de dar inveja em qualquer avó. Apenas dei asas a minha saudade e cai no devaneio......Bjs e te amo

    ResponderExcluir
  3. Que gata anos 70, essa minha tia! Pena que não conseguimos tomar umazinha aqui em Taubaté. Mas fica pra São Viça...ou Recife, que o casamento está logo ali, né Madrinha? Adorei o texto, a saudade nos move de forma mais poética. Assim como a tristeza. Paciência... se tristeza, saudade ou melancolia nos movem de forma mais bela, porque não aproveitarmos esses momentos, certo?
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Ter saudade faz parte da existência....às vezes é doída,outras vezes são até engraçadas.Infeliz é aquele que não tem memória...na verdade o que não teve foi vida!!!!Um brinde à nossa vida,nossas lágrimas e risos soltos ...isto sim vale sempre a pena!!!!Aleluia!

    ResponderExcluir
  5. Eu já desconfiava de onde vinha a beleza da Fernanda!!!! Não sei se a senhora sabe, mas qdo eu e Fê estudávamos na Facha houve uma eleição da aluna mais bonita. Eu, claro, não pensei duas vezes em votar nela, né? Vai ser bonita assim em Caçapava!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma amiga que diz que "a beleza acaba e a feíura conserva". Obviamente isto não cabe à você, que é uma linda senhora. Difícil foi ser sua filha, sendo uma criança desajeitada e gordinha, uma adolescente problemática e depressiva, que só conseguiu encontrar seu lugar no mundo entrando na meia idade. Hoje tenho orgulho da genética!

    ResponderExcluir
  7. Minha adoravel companheira! Você apenas lutou, e como,por seu lugar no mundo.Demorou para desabrochar por que era necessário. Aprendeu na luta a se tornar um ser humano dos maiores que conheço. É a Dinda que meus netos amam de paixão. Foi uma filhota rebelde por ter levantado uma bandeira que poucos acreditavam. Você é uma vencedora e todos terão que reconhecer o trabalho lindo que faz.
    Beleza física e´efémera,como dizia o poeta. Beleza interior se perpetua. Você é linda! Te amo fofa.

    ResponderExcluir
  8. Me bateu o édipo agora vendo essa foto...

    ResponderExcluir