sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Meu pai

                                                       
         Hoje vendo maravilhosos pais receberem os elogios e o agradecimento dos filhos, pensei, quanto tempo faz que eu não digo: obrigado meu pai.
        Ele já está no outro plano sim, mas seu exemplo, sua palavra amiga, seu amor incondicional, sua paciência, seu sorriso dissimulado, enfim a presença deste ser iluminado continua viva entre nós.
        Meu pai foi um dos maiores homens que conheci. Com ele aprendi a ser correta, humana, caridosa, paciente, amorosa......tentei me parecer com ele, mas igual............ninguém
        Sempre comemorávamos o Dia dos Pais, quando meu avô Zizinho estava entre nós, na casa de meus avós.
        Um dia , com nossa mudança para Caçapava SP, começamos a comemorar na nossa casa, com meus irmãos Milton, Lucinha e a saudosa Benedita. Não podia faltar a macarronada, frango assado e a maionese mais gostosa que só a Dita sabia fazer. Como sobremesa sempre ovos nevados e o tradicional manjar branco coberto com ameixas pretas em calda.
         Meu Deus! Que sabor delicioso! Chego a sentir  o gosto na minha boca.
         Ah! o cheiro de meu pai! Ele usava uma água no rosto, depois de fazer a barba que denunciava a sua presença. Para quem se lembra, chamava Água Velva. Nossa, é antiga. Até hoje acordo durante a noite sentindo este cheiro como se fosse a presença dele tomando conta de meus sonhos.
          Nunca falou alto, nem impôs castigos. Seu olhar denunciava se estávamos certos ou fazendo algo que o aborrecia. Acredito que por sua bondade, não queríamos deixa-lo triste. Ele nos educava sem traumas, sem perder a linha, só com seu exemplo.
          Se existissem mais pais como o meu o mundo seria bem melhor.
          Foi um filho maravilhoso, um irmão sem igual, um tio que deixou saudades, (né Cris?) e um marido que deixou a esposa esperando 18 anos para ir ao seu encontro. Mamãe amava este homem acima de tudo e de todos. Foi um amor lindo!
          Então hoje, seu Luiz, quero deixar aqui meu agradecimento pela minha vida, pela pessoa que sou, por esta família que o senhor (sim, só sei tratar ele assim) me ajudou a formar. Pela sua mão me conduzindo no caminho do bem.
          Se errei algumas vezes, me perdoe. Quando jovens, achamos que tudo pode e precisamos de uns puxões de orelhas para aprender- ah! na orelha e não no nariz como o senhor fazia comigo. Olha o nariz de batatinha que ficou!
          Não tem importância. até esta lembrança é gostosa.
           Continue a tomar conta desta família e a colocar no caminho certo nem que seja pelo nariz, como o gado que puxa o carro de boi. Se for preciso....
           Tenho orgulho de ser sua filha e ainda guardo em meu peito o amor que sinto pelo Meu Pai.


  

3 comentários:

  1. Tenho boas lembranças do vovô tbm. Mas o que ele realmente tinha de bom era o cheiro. Ô véio cheiroso!! Por isso vovó morreu viúva de um marido só. Arrumar alguém parecido era tarefa quase impossível.

    ResponderExcluir
  2. Qunado leio algo assim,volto no tempo e vejo o quanto eu era feliz(e não sabia)tinha a nossa rua as brincadeiras e os famosos tios cuidando de todos!!!Como tio Luiz curtia a vida,os filhos e netos (Rogério,o número 1),viagens,um carro novo que ele ia correndo me mostrar em SJ...tia Cema ficava uma fera!!!!Tenho saudades daquele gordinho,amigo do magro que tanto nos fazia rir...Á benção,tio Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Meu avô foi tão amado, acho que era minha alma gêmea. Me ensinou a amar e a ser caridosa. Me falava sobre a doutrina espírita que só compreendi depois que ele partiu. Só não sinto mais sua falta porque sei que ele está sempre por perto. Obrigada mãe por descrevê-lo.

    ResponderExcluir